2/03/20 às 16h46 - Atualizado em 17/05/23 às 15h50

Sobre o GDF Presente

No dia 4 de janeiro de 2019, o Governo do Distrito Federal lançou o Programa SOS-DF com o objetivo de promover ações emergenciais por meio de forças-tarefa para solucionar de forma imediata os problemas nas cidades do Distrito Federal. Nos primeiros 100 dias do governo, o programa executou 55.500 ações em todas as regiões administrativas.

Foram feitos serviços de tapa-buraco, poda de grama e árvore, desentupimento de bocas de lobo e redes de água pluvial e de esgoto, roçagem, recapeamento, pintura de sinalização nas pistas, instalação de quebra-molas e meios-fios, recuperação de parques infantis, iluminação pública, entre outros.

O programa contou com a participação de vários órgãos de governo, que cederam mão de obra, matéria-prima e equipamentos. Todo o trabalho recebeu o reforço dos reeducandos do sistema penitenciário, por meio da Sesipe (Subsecretaria do Sistema Penitenciário), ligada à Secretaria de Segurança Pública.

Programa GDF Presente foi iniciado em 13 de maio seguinte e tem seu eixo de atuação baseado nos resultados do SOS DF. Coordenado pela Secretaria de Governo, por meio da Secretaria Executiva das Cidades, o programa deu continuidade às ações do SOS DF, realizando serviços para recuperação e melhoria da infraestrutura das cidades e do seu patrimônio público.

A sua marca é a atuação integrada de órgãos públicos como CEB, Caesb, Novacap, DER/DF, SLU, Detran/DF, DF Legal, Seap, em parceria às Administrações Regionais.

Visando eficiência em sua execução o GDF Presente é dividido em 16 polos, 14 na área urbana e dois na rural, cada um responsável por um grupo de cidades. Esses polos são equipados com máquinas e homens aptos a atender, com rapidez e agilidade, às demandas do cidadão, que chegam por meio das ouvidorias ou das administrações regionais.

De acordo com cronograma pré-estabelecido, os maquinários a serem utilizados ficam em pontos rotativos de uma administração regional por um período definido para execução das obras e serviços.

Ao proporcionar uma assistência conjunta e simultânea de vários órgãos, o programa fortalece as Administrações Regionais na medida em que são dotadas de condições para atender as demandas da população com maior rapidez e eficiência.